You are currently viewing Marketing de conteúdo – Uma evolução que transcende limites
Imagem: Pixabay

Marketing de conteúdo – Uma evolução que transcende limites

“O conteúdo é rei”, é assim que Bill Gates um dos homens mais ricos do mundo, intitula o seu artigo, escrito em 1996, onde fala das grandes mudanças que a internet estava causando e nas transformações que iria causar no futuro. E depois de 23 anos, é notável a revolução que estamos vivendo na forma que nos comunicamos e na forma com o qual criamos conteúdo.

Naquela época Bill Gates dizia que qualquer pessoa com um computador poderia gerar conteúdo e publicá-lo, e hoje qualquer pessoa com um smartphone pode gerar e publicar seu conteúdo e ir além, conquistando milhares de seguidores, sendo esse um mercado potencial que movimenta bilhões na economia e tem deixado dezenas de criadores de conteúdo que antes, eram anônimos, milionários e famosos.

Criar conteúdo é permitido para todo mundo que tenha acesso a internet e a um computador ou smartphone, porém nem tudo faz sucesso e nem todo conteúdo atinge especificamente um público alvo, afinal um conteúdo de qualidade deve ser útil, relevante, e genuíno e o primeiro passo para criar algo, é planejar.

Precisa pensar no seu consumidor, no que ele precisa, e em como gerar esse conteúdo de uma forma viável. Deve -se entender qual mensagem deseja transmitir, e qual estratégia de comunicação irá usar. Precisa definir quem é o público alvo, o que se pretende com esse público, como ele se comporta, que informação ele busca, como produzir esse conteúdo, e qual conteúdo produzir. Esses são Fatores que irão definir se o seu conteúdo terá sucesso ou não.

Obviamente com essa revolução digital, existem muitos conteúdos ruins, negativos e que não agregam valor algum. Tem empresa que acha que é só fazer um banner bonito para o Facebook e sair vendendo, mas, não é bem assim!

Uma campanha de sucesso deve ter um planejamento estratégico onde é possível definir quais ferramentas serão utilizadas, e qual o público que será alcançado. Se você fizer um conteúdo sem um direcionamento, ele pode chegar em muitas pessoas, porém não na pessoa que irá comprar o seu produto.

Quando você planeja, você faz a sua campanha chegar nas pessoas certas, clientes em potencial, que desejam ter a sua solução.

Mas afinal, como definir um público no marketing digital, se a internet é tão abrangente?

Segundo o livro a Bíblia do Marketing Digital o público alvo é algo específico, como por exemplo; Homens e mulheres, com idade acima de 50 anos, das classes A, B e C que desejam, viver com mais qualidade de vida e saúde. Se for muito amplo você pode dividir em grupos, e criar um conteúdo específico para cada um.

Agora que você já sabe quem é o público alvo, deve entender o que você pretende com ele e qual é o seu objetivo.

Outro fator importante que não devemos esquecer para ter sucesso na hora de desenvolver um conteúdo na internet é a escolha das palavras chaves, relacionas ao seu produto, ou solução, onde você pode encontrá-las em uma ferramenta de busca do Google ADwords.

Faça a pesquisa das palavras chaves, veja quais são as palavras relacionadas ao seu negócio que são as mais procuradas e coloque elas de forma natural no seu texto. Explore bem isso, sem deixar que as palavras se tornem repetitivas, sem sentido e cansativas para o leitor.

Otimize seu conteúdo com técnicas de SEO – Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Essa técnica irá fazer que seu conteúdo apareça apenas para as pessoas que estão procurando o que você tem a oferecer, e irá te posicionar nas primeiras páginas dos buscadores, como o google, de forma orgânica, aumentando as possibilidades de negócios.

Sem dúvida você já pesquisou algo na internet, e logo em seguida começou a receber dezenas de anúncios com conteúdo interessantes, que fez você achar o que estava procurando. Parece até feitiçaria, ou adivinhação, mas não é!

É tudo estratégia e com certeza quando você começar a aplicar no seu negócio, o seu conteúdo começará a aparecer para as pessoas que estão buscando o que a sua empresa tem para oferecer.

Tiago Henrique – Consultor de Marketing

Compartilhe

Deixe um comentário